Com o final do Grupo de Acesso da Liga Brasileira de Free Fire (LBFF) 2021, a Black Dragons (BD) não conseguiu se manter no Top 4 e manter a vaga na Série A da competição e, com isso, acaba sendo a segunda equipe campeã nacional a ser rebaixada para a Série B, junto com a NewX, segundo levantamento feito pelo Tropa Free Fire.
Além disso, a RED Canids foi a primeira campeã internacional a cair para a Série B dentre todos os times brasileiros que já conquistaram esse tipo de campeonato. Veja alguns times que já foram campeões e também algumas informações curiosas, como queda de desempenho após um título e também equipes que conseguiram se reinventar.
OS CAMPEÕES
Levando em consideração os torneios da Free Fire Pro League, que precedeu a atual principal competição do país, LBFF, a C.O.P.A. Free Fire (que substituiu a LBFF 2) e eventos internacionais, esses foram os times que já foram campeões (em ordem cronológica):
[Nacional] Free Fire Pro League Brazil 1 – Tropa M3C
[Nacional] Free Fire Pro League Brazil 2 – NewX
[Nacional] Free Fire Pro League Brazil 3 – Corinthians
[Internacional] Free Fire World Series 2019 – Corinthians
[Nacional] LBFF 1 – Team Liquid
[Nacional] C.O.P.A. Free Fire – Black Dragons
[Internacional] Gigantes Free Fire – RED Canids
[Nacional] LBFF 3 – SS Esports
[Internacional] Free Fire Continental Series 2020 Americas – Team Liquid
[Nacional] LBFF 4 – Fluxo
A NewX, que foi campeã da Pro League 2, acabou sendo rebaixada no final da LBFF 3, em que caiu para o Grupo de Acesso e não conseguiu uma vaga. O mesmo aconteceu com a Black Dragons, campeã da C.O.P.A. Free Fire mas também foi rebaixada perdendo o Grupo de Acesso da LBFF 4
Um ponto curioso é que a RED Canids foi a única equipe que já venceu um torneio internacional e foi rebaixada, pois terminou no 18º lugar na LBFF 4 e caiu diretamente.
É importante lembrar que a primeira Pro League foi vencida pela Tropa M3C, equipe a qual, posteriormente ao título, foi representar a Matilha. Apesar de alguns jogadores daquele elenco estarem presentes no rebaixamento da RED neste ano, o Tropa Free Fire não levou isso em consideração já que o título não foi obtido com a tag da organização
Quer saber mais sobre Free Fire? Curta e siga e nossa página no Facebook e também nos siga no Instagram!
QUEDA DE DESEMPENHO
Uma característica estranha das equipes que são campeãs é que logo na temporada seguinte o time acaba perdendo desempenho. Na época da Pro League, curiosamente, os times enfrentavam mais inimigos e tinham um desempenho melhor, com os campeões mantendo o Top 5 pelo menos.
Com a criação da LBFF, os times começaram a encontrar mais dificuldade em combater os rivais e começaram a ter uma queda mais significativa de desempenho, ficando sempre fora do Top 4. Por exemplo, a Team Liquid venceu a LBFF 1 e ficou em 14º lugar na C.O.P.A., a BD campeã da C.O.P.A ficou em 5º na LBFF 3 e a SS Esports campeã da LBFF 3 ficou também em 5º lugar na LBFF 4.
Isso pode parecer um pouco de fraqueza, mas tem muito mérito dos outros times incluído nesses resultados. A LBFF profissionalizou muitos times, que possuem uma comissão técnica para analisar e estudar os rivais dentro do jogo, então quando você é campeão acaba virando o grande alvo de estudo e as equipes criam maneiras de parar o campeão.
SE REINVENTAR PARA VENCER
Seja para o campeão ou para os times que foram rebaixados para a Série B, o grande ponto é se reinventar para voltar ao ritmo que deixou o time no auge anteriormente. A Los Grandes é um time que foi rebaixado na LBFF 3 e conseguiu subir para a LBFF 5, mantendo Cristiano “MAMUTEZL” da Silva e Carlos “RafaX” Rafael na lineup reformulada para disputar a Série B e conseguir retornar à elite.
Outro ótimo exemplo é a Team Liquid, campeã da LBFF 1, que acabou perdendo um pouco de rendimento e reformulou a equipe, mantendo apenas Lucas “LUUUKING” Lemos e Lucas “LukasTD” Tavares, e depois das mudanças conseguiu vencer a Continental Series 2020: Americas.
Seja para Black Dragons, Flamengo e RED Canids, as últimas rebaixadas da LBFF, o importante é procurar essa renovação para tentar voltar à Série A.