Siga-nos



Noticias

LBFF: Entenda o sistema de pontuação da competição

Sistema de pontuação da LBFF leva em consideração a posição da equipe e quantidade de abates conquistados no decorrer da queda

Principal competição do cenário profissional de Free Fire no Brasil, a Liga Brasileira de Free Fire (LBFF) possui um sistema de pontuação único. Válido tanto para a fase de grupos quanto para as finais da competição, ele distribui pontos para times por abate e posição na tabela.


Independentemente da fase, a Garena passou a adotar o mesmo sistema desde a terceira edição da competição. Dessa forma, os times podem garantir 12 pontos ao conquistar o BOOYAH ou não somar nenhum ponto se terminar na última posição da queda.

Entretanto, a Garena também permite que equipes que joguem de maneira agressiva consigam acumular pontos no decorrer das quedas. Isso porque cada abate da competição vale 1 ponto. Assim, um time que conseguiu muitas eliminações pode pontuar mais que aquele que ficou na primeira posição.

ENTENDA O SISTEMA DE PONTUAÇÃO DA LBFF

No decorrer da C.O.P.A Free Fire, a Garena tentou instaurar um novo sistema de pontuação. Dessa maneira, as equipes que conseguissem a primeira eliminação ganhavam três pontos a abater o primeiro jogador da queda. O objetivo era estimular combates iniciais.

Contudo, a Garena optou por mudar e voltar ao sistema tradicional na Liga Brasileira de Free Fire 8. Ainda não se sabe o porquê da organizadora da competição não ter mantido o sistema. Dessa forma, todos os abates nesta LBFF contam apenas como 1 ponto.

Foto: César Galeão e Felipe Guerra/Garena

Como supracitado, a pontuação da LBFF em quedas varia de acordo com a posição do time. Este valor é somado a quantidade de abates conquistados para, enfim, dar a pontuação total na queda. Com as 12 equipes no servidor, a pontuação varia de 12 a 0 pontos.

PosiçãoPontos
1º (BOOYAH)12
9
8
7
6
5
4
3
2
10º1
11º0
12º0

Assim, a Garena tem como objetivo estimular o combate dos times ao invés de fazer com que eles esperem o gás fechar para ir em busca das primeiras posições. Ou seja, é preciso buscar os confrontos para somar pontos que podem ser cruciais na reta final da competição.

Quer saber mais sobre Free Fire? Siga a Tropa Free Fire nas redes sociais: FacebookInstagram e Twitter!

Anteriormente, houve situações em que uma equipe que não garantiu o BOOYAH conseguiu somar mais pontos que o primeiro colocado. Isso porque eles conseguiram acumular uma grande quantidade de pontos e somaram uma boa posição na tabela.

CRITÉRIO DESEMPATE NA LBFF

De acordo com a organizadora da LBFF, o sistema de pontos também conta com desempate. Isso porque caso os times terminem com a mesma pontuação na tabela, será preciso seguir uma série de critérios para saber quem será o vencedor.

Assim, o sistema adotado para esta temporada, o primeiro critério usado pela Garena é a quantidade de BOOYAHS. Em seguida, a desenvolvedora utiliza a soma de abates para saber qual equipe ocupará uma posição ou outra. Por fim, outros dois fatores são analisados: colocação na última queda entre os times empatados e confronto direto com sorteio de mapas.

O artigo da Tropa Free Fire é baseado na oitava edição da competição. Por isso, pode ser que haja alguma diferença para torneios realizados na posterioridade. Entretanto, todas as dúvidas são tiradas no site oficial da competição, disponível por meio deste link.

Gamers Club
Fique por dentro de todas as novidades que a Gamers Club está trazendo para o cenário de esports.
Conheça a Gamers Club
Anúncio

Facebook

Veja mais

Gerador de Codiguin