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Atualização de setembro traz novo personagem; veja novidades
Contra Squad recebe novo mapa e ajuste no nível das armas; confira o patch note completo
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A atualização de setembro do Free Fire chegou ao jogo nesta quarta-feira (21) trazendo uma série de novidades. Assim como já havia sido adiantado pela Garena, o jogo contará com um novo personagem. Tatsuya chegou ao battle royale junto com uma série de novidades.
Mudança em habilidades de personagens e chegada de novo mapa no Contra Squad também estão entre as novidades que os jogadores terão no Free Fire a partir de setembro. Além disso, uma série de balanceamento em armas para trazer mais equilíbrio ao jogo. Veja abaixo todas as mudanças da atualização de setembro.
Personagem
Novo Personagem
Tatsuya: Esquentadinho impulsivo
“Tatsuya era uma criança tímida. Após a morte de seu pai e a descoberta de que havia um traidor em sua cidade, Tatsuya e os sobreviventes de sua família sofreram muito preconceito e discriminação. Ele se tornou um rebelde, convivendo com gangues e se envolvendo em brigas com qualquer um que ousava falar sobre sua família. Como um bom nativo de Griza, Tatsuya estava acostumado com os perigos da cidade grande. Por isso, a agilidade era a sua maior aliada para atacar e se defender. Fosse para criar emboscadas para seus inimigos ou para correr em busca de abrigo para protegê-lo, Tatsuya era imbatível.”
Disparo Rebelde:
Dá uma arrancada para frente em rápida velocidade por 0,2/0,2/0,2/0,3/0,3/0,3s. Tempo de recarregamento da arrancada: 175/160/150/140/130/120s. Pode ser acumulada para 2 usos consecutivos, com tempo de recarga de 5s entre usos.
Ajustes de balanceamento de habilidades
Dimitri
Aumentou a velocidade de recuperação de HP.
“Dimitri foi projetado para melhorar as capacidades de sobrevivência dos companheiros de equipe enquanto se envolve nas partidas. Agora, o personagem proporciona mais recuperação de vida para a equipe. Você provavelmente pode argumentar que carregou a equipe inteira mesmo quando foi derrubado.”
Ajustes na habilidade:
- Cria uma zona de cura de 3,5 metros de diâmetro. Dentro, usuário e aliados recuperam 3 HP/s → 5 HP/s. Quando derrubados, o usuário e os aliados podem se auto-recuperar para se levantar. Duração 10, 11, 12, 13, 14, 15 segundos. Tempo de espera 85,80,75,70,65,60 segundos.
D-Boas
Nesta atualização, melhoramos a precisão e a velocidade de movimento do personagem.
Ajustes na habilidade:
- Ao disparar em movimento, a velocidade de movimento aumenta em 10, 12, 14, 16, 18, 20 % → 20, 22, 24, 26, 28, 30%, a precisão aumenta em 20, 23, 27, 32, 38, 45% → 35, 38, 42, 47, 53, 60%.
Nairi
Aumentada a durabilidade das paredes de gel.
“Existem muitas maneiras de contra-atacar uma parede de gel. Mas é claro, Nairi não permitirá que seu gelo seja facilmente destruído!”
Ajustes na habilidade:
- Uma vez implantado, o Gel de Aço recupera 20, 22, 24, 26, 28, 30% → 40, 42, 44, 46, 48, 50% da durabilidade atual a cada 1 segundo. Aumento de 30, 31, 32, 33, 34, 35% de dano ao usar Fuzis de Assalto na paredes de gel.
Miguel
Aumento de EP (Pontos de Energia) ao derrubar.
“Como todos sabem, reformulamos a habilidade de Miguel na atualização anterior. No entanto, notamos que a vantagem competitiva da habilidade ainda não é suficiente para combates consecutivos. Portanto, nesta atualização, aumentamos o ganho de EP do usuário da habilidade para equilibrar as coisas.”
Ajustes na habilidade:
- Ganhe 30, 40, 50, 60, 70, 80 → 100, 120, 140, 160, 180, 200 EP ao derrubar um adversário.
Laura
Maior precisão:
- A precisão aumenta em 13, 10, 17, 22, 28, 35% → 25, 28, 32, 37, 43, 50%.
Shiro
Aumentou o alcance da marcação:
Quando o usuário é atingido pelo inimigo dentro de 80 → 100 metros, o atacante é marcado por 6 segundos (marcação visível apenas para o usuário). O primeiro dano em inimigos marcados tem 50, 58, 67, 77, 88, 100% de penetração na armadura adicional. Tempo de espera: 25, 24, 22, 19, 15, 10 segundos.
Contra Squad
Novo mapa
Nova Terra agora está disponível nos modos Contra Squad Ranqueado e Casual.
“Após o lançamento do Nova Terra no modo Battle Royale, todos aguardavam por mais experiências de jogo no novo mapa. Com as novas zonas e as interações com o mapa únicas do Nova Terra, as batalhas no modo Contra Squad serão muito mais desafiadoras!”
Zonas disponíveis:
Sistema de Atualização de Arma
Armas que podem ser melhoradas agora estão disponíveis no modo Contra Squad.
“Para deixar o modo Contra Squad ainda mais interessante, estamos trazendo armas que podem ser melhoradas para o modo 4v4. Agora, existem mais opções de arma para as últimas rodadas, nas quais é possível comprar uma arma secundária ou investir todas as suas Fichas CS para melhorar sua arma principal.”
Agora, é possível utilizar Fichas CS para melhorar armas na Loja CS. Armas disponíveis:
MP5-I / MP5-II / MP5-III
FAMAS-I / FAMAS-II / FAMAS-III
M60-I / M60-II / M60-III
M4A1-I / M4A1-II / M4A1-III
SCAR-I / SCAR-II / SCAR-III
Visualização da Combinação de Habilidades da Equipe
Visualizar os detalhes e os status das habilidades de seus aliados.
“Visualizar as informações sobre habilidades é crucial para uma batalha de Contra Squad. Por isso, possibilitamos a visualização das habilidades em vários locais para que seja possível ver quais habilidades estão equipadas em aliados. Estas informações agora estão disponíveis no lobby com a sua equipe, nos Cartões de Batalha CS e no placar. Isso significa que você e sua equipe podem se comunicar e traçar estratégias desde o lobby. Mesmo se sua equipe for formada por estranhos, você ainda poderá ajustar suas táticas de batalha de acordo com as habilidades de seus aliados para aumentar suas chances de Booyah!”
A combinação das habilidades de aliados ficará disponível no lobby da equipe, em Cartões de Batalha e no placar.
Sequência de Vitórias no Contra Squad
Mostre ao mundo que você é invencível!
“Fez uma sequeência de vitórias e quer que todos fiquem sabendo? Agora, você pode se exibir para seus aliados. É possível usar uma animação de sequência de vitórias ao fazer Booyah. Não perca essa!”
Um emblema de sequência de vitórias será concedido a cada sequência de 3 vitórias.
Animação de sequência de vitórias no CS ao fazer Booyah.
A sequência de vitórias, agora, será mostrada em diversos lugares:
- Lobby da equipe
- Resultado de partida
- Placar no jogo
Battle Royale
Ajuste no Mecanismo do Ponto de Retorno
Ajuste no modelo e na quantidade de pontos de retorno.
“Sabe quando você está quase conseguindo reviver seus aliados em um ponto de retorno, mas é descoberto por oponentes sem ter qualquer Parede de Gel pra te proteger? Nesta atualização, pilares dentro dos pontos de retorno passarão a existir. Eles mostrarão o progresso do retorno e servirão de proteção contra ataques de oponentes. Aproveite para ser lembrado como um herói que reviveu três aliados mesmo tendo pouca vida restante!”
Pontos de retorno, agora, terão pilares que brilharão para indicar o progresso do retorno.
A localização dos pontos de retorno será fixa em vez de aleatórias.
A quantidade de pontos de retorno aumentou de 8 para 12 em Bermuda, Alpine, Kalahari e Purgatório.
Os pontos de retorno, agora, são mostrados imediatamente no minimapa no início das partidas.
Outros Ajustes no modo Battle Royale
Novos recursos: Quebra-Gel, Arma Laser de Tratamento, Empunhadura de fuzil, Coronha de Espingarda, e Arma de Escudo (apenas no Nova Terra).
Recursos removidos: Engrossador de Colete, Bocal SMG, e Cartucho Duplo.
Novos itens da Máquina de Vendas: Quebra-Gel, Empunhadura de fuzil e Arma de Escudo (apenas no Nova Terra).
Nova recompensa nas Missões de Recurso: Arma de Gel.
Mapa
Ajuste no Nova Terra
Novas interações de mapa – carrossel em movimento e plataforma em Fazendinha.
“Boas notícias a todos os jogadores de Free Fire que amaram as interatividades do mapa Nova Terra! Nesta atualização, o carrossel e a plataforma móvel no segundo patamar da Fazendinha foram ativados. Agora, é possível ter uma experiência de jogo mais diversa na Fazendinha. Cuidado com a cabeça!”
O carrossel e a plataforma móvel na Fazendinha foram ativados.
Sistema
Progresso de Validade das Skins de Arma
Ganhe skins de arma permanentes.
“Todos já passamos pelo triste momento de dizer adeus a uma skin de arma limitada. Agora é a sua chance de ter a sua skin de arma favorita permanentemente! No sistema de Validade, é possível acumular progresso de Validade de uma skin de arma ao coletar as versões limitadas dela. Quando o progresso chegar em 100%, a skin será obtida pela sua conta permanentemente, mesmo que a validade dela já tenha passado. Veja a lista de skin de arma e os progressos de Validade na Galeria. Batalhe pela sua skin preferida!”
Otimizações de Experiência de Jogo
Ajuste nas patentes e na busca de partidas
“Sempre trabalhamos para melhorar a experiência de jogo, incluindo buscas de partida mais juntas, efeitos especiais para sequência de vitórias, proteção de pontos, valorização da contribuição no trabalho em equipe, exibição conveniente de informações e navegação mais intuitiva dentro do jogo.”
Cartão de Proteção de Patente:
- Battle Royale e Contra Squad agora têm cartões correspondentes de proteção de patente.
- O novo cartão de proteção de patente será válido por um período determinado de tempo e será utilizado automaticamente durante partidas ranqueadas.
- O novo cartão de proteção de patente terá uso restrito à patente, à temporada e à disponibilidade válidas.
- Cartões de proteção de patente antigos serão convertidos, na mesma quantidade, em cartões novos.
- É possível coletar cartões de proteção de patente ao alcançar a patente designada.
Restrições de Patente da Equipe:
- Já teve um jogador Bronze na sua equipe mesmo estando em uma partida Mestre? Isso pode acontecer porque um aliado seu tinha um jogador Bronze na equipe dele ao procurar uma partida. Para evitar esse tipo de situação, adicionamos restrições de patente às equipes que não estão completas, de modo que os jogadores que não estão dentro dos padrões aceitáveis não poderão jogar partidas de ranqueada com você.
- Esta restrição não é aplicável a equipes que estão completas ao buscar partidas. Obviamente, você sempre pode jogar no modo casual com seus amigos!
Valorização da Contribuição no Trabalho em Equipe
- Nos modos BR e CS ranqueados, levantar, curar e reviver aliados contam todos para a pontuação final.
- Os detalhes da pontuação serão mostrados na página de resultados da partida.
Bônus de Equipe e Loja da Parceria
Pontos para aqueles que amam ajudar novatos e veteranos!
“A partir desta atualização, os novatos e os jogadores retornados receberão um Bônus de Equipe, e os privilégios dele podem ser compartilhados com aliados. Durante o processo, você também pode ganhar Fichas de Parceria, que podem ser trocadas por itens raros na Loja da Parceria. Chame seus amigos novatos e veteranos para jogar agora!”
Faça uma equipe com novatos e jogadores retornados para aumentar o seu progresso de Vínculo e ganhar mais fragmentos de personagem.
Nova loja: Loja da Parceria. Gaste as suas Fichas de Parceria em recompensas incríveis.
Armas e Balanceamento
Nova arma: Arma Laser de Tratamento
Nova arma de tratamento disponível no Battle Royale
“Se você quiser ser o companheiro de equipe que todos apreciam, aqui está a sua chance! Além do Fuzil de Tratamento e da Pistola de Tratamento, criamos a Arma Laser de Tratamento que cura aliados rapidamente em média distância.”
Cura por disparo: 10.
Taxa de disparo: 0.12.
Alcance: 20m.
Novo Arremessável: Quebra-Gel
Destruidora de Paredes de Gel!
“Paredes de Gel podem ser grandes obstáculos na sua trajetória para a vitória. Nesta atualização, vamos introduzir a Quebra-Gel! Use-a para destruir as paredes de seus oponentes.”
Após explodir, a granada criará um campo circular partindo do alvo, inflingindo 150 de dano nas Paredes de Gel dentro desde campo por 12 segundos. Enquanto a granada estiver ativa, as Paredes de Gel dentro da área corrosiva sofrem o dobro de dano ao ser atacadas por armas.
Novos Acessórios
Acessórios de armas!
“Se você sempre tem a sensação de ficar sem munição muito rápido, é porque provavelmente você não tem um cartucho na sua arma. Acessórios são essenciais para melhorar suas armas, então não gaste todo o seu crédito com Chips Definitivos. Nesta atualização, haverão acessórios específicos para diferentes armas.”
Coronha de Espingarda: além de ter a melhoria de precisão igual a uma coronha nível 3, este acessório reduz a velocidade de recarga em 0,2s e a velocidade de troca de arma em 0,1s.
Coronha de Espingarda: além de ter a melhoria de precisão igual a uma empunhadura nível 3, este acessório aumenta a taxa de disparo em 7% e a velocidade da mira em 10%.
Coronha de Fuzil de Precisão: além de ter a melhoria de precisão igual a uma coronha nível 3, este acessório aumenta a taxa de disparo em 7% e a velocidade da mira em 10%.
Ajustes no Balanceamento das Armas
“Além das melhorias comuns de arma, também ajustamos o dano causado por acerto na cabeça. Você já foi abatido sem nem ao menos ter encontrado de onde o oponente atacava? Nesta atualização, as chances de reagir em uma emboscada aumentam ao te dar tempo para colocar Paredes de Gel e deixar seus aliados protegerem você enquanto você se cura.”
Ajustes de espingardas:
MAG-7: Espaço do bocal fechado. Distância do dano máximo de acerto na cabeça: 7m → 5m.
SPAS12: Espaço do bocal fechado. Distância do dano máximo de acerto na cabeça: 8m → 5m. Distância do dano mínimo de acerto na cabeça: 13m → 12m.
M1887:Espaços de empunhadura e coronha disponíveis. Distância do dano máximo de acerto na cabeça: 7m → 5m.
M1014: Distância do dano máximo de acerto na cabeça: 5m → 4m.
Ajuste em submetralhadoras (exceto VSS):
Distância do dano máximo de acerto na cabeça: 12m → 8m.
Ajustes em rifles:
Distância do dano máximo de acerto na cabeça: 30m → 25m.
Ajustes no balanceamento de rifles de assalto:
Distância do dano máximo de acerto na cabeça: 35m.
Distância do dano mínimo de acerto na cabeça: 60m.
Fator do dano mínimo de acerto na cabeça 5.5 → 4.
Ajustes às seguintes armas:
PLASMA: Taxa de disparo: +12%
PARAFAL: Taxa de disparo: +10%
FAMAS-II / FAMAS-III: Penetração de Armadura: +5%
VSS-II / VSS-III: Taxa de disparo: -5%
M24: Dano: +10%
Lançador Anti-Matéria: Dano a Paredes de Gel 100 → 640.
Arma de Gel: Agora é uma arma recarregável.
SCAR: Agora é uma arma que pode ser melhorada.
- SCAR → SCAR-I: aumento no dano causado e na taxa de disparo.
- SCAR-I → SCAR-II: aumento no dano causado e na taxa de disparo.
- SCAR-II → SCAR-III: aumento no dano causado e na precisão.
Ajustes às seguintes armaduras:
Capacete Nvl. 2: Aumento de 2% na redução de dano.
Capacete Nvl. 3: Aumento de 1% na redução de dano.
Jogabilidade
Novo HUD padrão
Experimente o novo HUD!
“Com base no feedback dos jogadores, adicionamos um novo conjunto de HUD, contendo botões para arremessáveis, Paredes de Gel, mensagens rápidas e marcações na lateral da tela. Os botões de funções comumente usadas estão maiores para facilitar o controle durante as partidas!”
Novo HUD disponível na interface de HUD personalizado.
Ilha de Treinamento
O antigo Rolê é, agora, uma Ilha do Rolê independente.
“A nova Ilha de Treinamento agora será usada somente para treinamento. O antigo Rolê agora é um território independente, chamado de Ilha do Rolê, que pode ser encontrado na página de seleção de modo. Construímos um campo de futebol na Ilha do Rolê, onde você poderá exibir suas habilidades esportivas assim que o campo for aberto!”
Os jogadores podem entrar na Ilha do Rolê a partir da parte inferior da página de seleção de modo.
Outros Ajustes
- Ao serem coletados, os acessórios de armadura serão substituídos automaticamente por versões de nível superior.
- Um jogador derrubado pode escolher entre ficar em pé ou abaixar após ser levantado.
- No modo Battle Royale, os jogadores podem escolher desistir ao serem derrubados.
- Mensagens rápidas podem ser utilizadas ao assistir.
- Após ser derrubado, você pode ver os dados da sua eliminação e as estatísticas de dano dos oponentes.
- Adicionada função de balanceamento de áudio, que pode ser usada para ajustar o volume de mensagens de voz e efeitos sonoros sem afetar o volume geral do jogo.
- O progresso das missões na página de resultados da partida, agora, inclui missões de veterano.
- Nova janela pop-up ao subir de nível.
- Nova página de check-in diário.
- Ajuste na posição do botão de função de replay para melhor distribuição visual.
- Ajuste no conteúdo de download automático no Centro de Download. Os recursos mais antigos não serão mais baixados automaticamente.
- Recebimento imediato de resposta a denúncias ao reportar um jogador.
Oficina de Criação
Partidas Grátis
Vocês pediram, agora aguentem!
“Conheçam as Partidas Grátis! Uma nova maneira de jogar em mapas da Oficina de Criação gratuitamente, as Partidas Grátis são distribuidas semanalmente a todos os jogadores. Explore a experiência de jogabilidade ilimitada da Oficina de Criação com seus amigos!”
As Partidas Grátis atualizam às segundas-feiras, às 4h00 da manhã.
Receba Partidas Grátis extra ao publicar seus próprios mapas!
Disponível em 23 de setembro, 1h00 da manhã no horário de Brasília.
Entrar
Encontre salas de acordo com o mapa desejado.
“Agora, você pode procurar por salas disponíveis com base em mapas específicos. Escolha seu mapa preferido e entre em uma sala para começar!”
Você deve estar pensando: e os Cartões de Sala?
Bem, agora eles são GRATUITOS!”
Botão de Entrar na interface de detalhes do mapa.
Atualmente, suporta apenas mapas populares.
Disponível em 23 de setembro, 1h00 da manhã no horário de Brasília.
Modelo do Modo Cizânia Androide
Agora, o Artesanato FF tem um modelo do Cizânia Androide!
“Use este modelo para criar seus próprios atributos de androides e novas mecânicas de jogos. Claro, um terreno customizado para a batalha a tornará sem precedentes.”
O jogador pode personalizar:
- Propriedades de Humanos e Androides
- Terreno da área de jogo
- Duração das rodadas e outras configurações básicas
- E muito mais!
Economia de Jogo Personalizável
O Artesanato FF agora tem suporte para personalização detalhada de loja e economia de jogo.
“FINALMENTE chegou! Loja customizável sempre foi um item muito desejado, e ela está finalmente chegando. Como criador, agora é possível refinar as saídas de moedas, itens da loja e preços. Sinta o poder em suas mãos!”
Compras dentro do jogo por meio de Máquinas de Venda.
Suporte a venda de diversas armas e equipamentos.
Personalização de espaços para equipamentos e preços.
Suporte a diversas lojas em um mapa.
Outras Otimizações na Oficina de Criação
- Melhoria nos terrenos padrão em alguns modos.
- Melhorias de comandos de usuário no Artesanato FF.
- Suporte a todos os tipos de veículo.
- Torres que suportam configurações neutras de ataque.
- Atualização da imagem de apresentação de alguns modos.